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Fraude presencial

Como posso detetar uma tentativa de fraude presencial
 
 
1. Num pedido de pagamento, à porta de casa, invocando necessidade de substituição do contador ou outras questões de natureza técnica.
 
A cobrança de serviços ou faturas não é realizada à porta de casa, nem por equipas técnicas. Os técnicos devem estar sempre identificados com farda e um cartão de identificação.

2. Num pedido de pagamento de faturas para evitar a interrupção de fornecimento de energia.
 
A cobrança de faturas em dívida nunca é feita presencialmente. A EDP Serviço Universal não faz cobranças à porta de casa.

3. Quando um técnico, com colete e/ou cartão de identificação EDP diz que vai ler o contador e pede ao cliente para assinar um documento de confirmação de presença. Neste caso poderá tratar-se de um contrato para mudar de comercializador.
 
Os técnicos da EDP Distribuição, que realizam as leituras e/ou reparam avarias no contador, estão sempre identificados com colete e cartão de identificação do Operador de Rede de Distribuição - EDP Distribuição - e não pedem aos clientes para assinar documentos.

4. Quando recebe a indicação que existem alterações obrigatórias ao seu contrato e que esse serviço será cobrado.
 
A EDP Serviço Universal não cobra as alterações contratuais.
 
 
 
Como posso proteger-me
 
 
1. Verique que os técnicos estão identificados.
 
A EDP Serviço Universal não tem técnicos próprios. 
No caso de uma avaria ou de leitura ao contador peça a identificação do técnico do Operador de Rede de Distribuição - EDP Distribuição -, todos os técnicos têm, obrigatoriamente, um colete com identificação e um cartão de identificação.

2. Não forneça a sua fatura.
 
A EDP Serviço Universal não tem agentes que se deslocam a casa dos clientes. 
Caso um técnico ou agente de outra empresa lhe bata à porta e peça a fatura, deve ter em conta que está a disponibilizar a informação necessária à realização de um novo contrato com outro comercializador. Garanta que é isso que pretende.

3. Se lhe pedirem para assinar um documento, confirme que está identificado com o logo EDP Serviço Universal. 
 
Todos os documentos EDP Serviço Universal estão identificados com o logo EDP Serviço Universal. 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.