destaques > Novas Regras de Facturação de Energia Reactiva

Novas Regras de Facturação de Energia Reactiva

Nos termos previstos no Regulamento de Relações Comerciais, foram recentemente aprovadas novas regras de facturação da energia reactiva, uma das variáveis incorporada na determinação do valor da factura de electricidade dos clientes da EDP Serviço Universal.
 

Para informação adicional sobre este tema deve consultar a ERSE

ERSE

Os encargos de energia reactiva são facturados no âmbito do acesso às redes. Por esta razão, os encargos facturados pelo operador da rede de distribuição são independentes do comercializador que abastece a instalação, dependendo exclusivamente do funcionamento da instalação.
 
Este novo enquadramento legislativo veio dar resposta à necessidade, claramente identificada, de criação de mecanismos de incentivo à melhoria da utilização e exploração das redes, na medida em que aprovou novas regras de facturação da energia reactiva, incentivando o seu controlo.
 
A introdução deste novo racional de facturação, assente em princípios de eficiência energética para a afectação dos recursos, é uma oportunidade para cada uma das instalações rever o seu contributo em termos de sustentabilidade ambiental e, em simultâneo, garantir uma optimização de custos da sua factura de energia eléctrica.
 
Saiba mais em www.erse.pt e nas nossas FAQs.