destaques > Reduza a sua fatura de eletricidade

Reduza a sua fatura de eletricidade

Pequenos gestos e algumas dicas vão fazer uma grande diferença na sua fatura mensal.

 

São os pequenos gestos do seu dia-a-dia que farão a diferença e o ajudarão a poupar energia. Ficará surpreendido como pequenas alterações na sua rotina poderão ajudar a reduzir a sua fatura de eletricidade e a contribuir para a sustentabilidade do planeta.
 

Para o ajudar a olhar para os hábitos do quotidiano, disponibilizamos-lhe algumas ferramentas que vão ilustrar e quantificar como é fácil poupar eletricidade.

 

 

Simulador de potência e consumo


 

 
Dicas essenciais:

 

Para economizar energia use equipamentos elétricos eficientes (classe A, A+ ou A++). Um equipamento de classe G pode consumir três vezes mais energia do que um de classe A.
Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. Apesar de serem mais caras que as lâmpadas “normais”, consomem 6 vezes menos energia e duram 8 vezes mais.

 

Ao contratar uma potência superior às suas necessidades irá pagar uma fatura mais elevada do que o necessário. Tenha em conta o número e tipo de equipamentos que possui e defina cenários de utilização. Não esqueça que quanto mais intensa for a simultaneidade de uso de equipamentos maior potência terá que contratar e mais terá que pagar.
Tipicamente uma potência de 6.9 kVA é suficiente para cobrir as necessidades de consumo de um agregado familiar, contudo não tome a sua decisão sem antes consultar o nosso simulador.
A alteração da potência pode ser efetuada através do EDP Online ou, se preferir, preenchendo o formulário de adesão.

 

Se a sua frequência de utilização de grandes eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e louça, forno ou aquecimento, acontece fundamentalmente no período noturno e fins de semana, a Tarifa Bi-Horária poderá ser a mais adequada para si.
Com um encargo de potência idêntico, esta tarifa obtém ganhos em termos do custo dos consumos de energia, inferiores em cerca de 45%  nas horas de vazio, traduzindo-se numa poupança significativa em relação à tarifa simples.
De forma a saber se esta tarifa é a melhor opção para o seu caso, poderá utilizar o nosso simulado e consultar os horários disponíveis.
A adesão à Tarifa Bi-Horário é gratuita e pode ser efetuada através do EDP Online ou, se preferir, preenchendo o formulário de adesão.

Habitue-se a desligar todas as luzes cada vez que sai de uma divisão.
Desligar todos os aparelhos que possam ser mantidos em standby.
Evite deixar equipamentos a carregar toda a noite e depois de carregados, nunca deixe o carregador na tomada, se não, vai continuar a consumir energia!
Para aquecer alimentos, escolha o micro-ondas em vez do forno ou fogão.
Evite abrir a porta do frigorífico! Junte todos os alimentos para guardar antes de abrir a porta e tente retirar tudo o que precisa do frigorífico de uma só vez.
As máquinas de lavar loiça e roupa só devem trabalhar com a sua carga máxima e, se possível, de noite, quando as tarifas de eletricidade são mais económicas. Consulte aqui quais os horários em pode poupar!
Reduza o tempo de utilização do aquecimento e ar condicionado, isolando bem portas e janelas para manter o calor e o frio dentro de quatro paredes.
Baixe a temperatura da água quente. Se o seu esquentador for elétrico, basta reduzir alguns graus da temperatura da água (provavelmente nem vai notar!) para começar a poupar já!


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.