apoio ao cliente > perguntas frequentes > Perguntas frequentes - leituras

Perguntas frequentes - leituras

Sim. Siga o caminho >  a minha casa > Comunicação de Leituras
 
Propomos no entanto que se registe na área de cliente, onde  pode fazer a comunicação da leitura em tempo real, evitando com isso a possibilidade de erros e obtendo uma validação imediata da leitura comunicada.
 

Os contadores são de leitura fácil.  No visor basta ver a informação numérica aí contida que representa os kWh já consumidos.
Alguns contadores mais antigos apresentam uma casa decimal, o algarismo mais à direita separado por uma vírgula ou escrito a vermelho. A casa decimal deve ser desprezada, pois a leitura dos contadores é considerada em números inteiros. Quando o algarismo das unidades está entre dois números deve comunicar o número mais baixo.
Nos contadores com múltiplos registadores deve-se ter em atenção o período horário a que a leitura corresponde, consultando a chapa de características.
 

Sim. Para isso basta comunicar-nos a leitura do seu contador, através da área de cliente, evitando a faturação do seu consumo com base em estimativas.
Lembramos que a EDP procede à recolha trimestral da leitura de todos os contadores. Se estiver em casa quando o leitor passar agradecemos que facilite a leitura.

 

Em casos excecionais o contador, como qualquer aparelho, pode avariar.
Daí resulta que o consumo de energia elétrica pode não estar a ser bem contado, resultando prejuízos para o cliente ou para o distribuidor e comercializador.


Para constatar se o contador está avariado, proceda da seguinte forma:

1) Desligue o interruptor geral do seu quadro de energia elétrica;

2) Passado algum tempo, o contador deve imobilizar-se. Se tal não acontecer o contador pode estar avariado; Neste caso, ou noutro em que suspeite que o seu contador não está a funcionar bem, ligue para a Linha EDP 808 505 505 e peça uma revisão do seu contador. Se o seu contador for digital possui um “led” de controlo que não deverá piscar, mantendo-se aceso ou apagado. 

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.