apoio ao cliente > perguntas frequentes > Perguntas frequentes - utilização da eletricidade

Perguntas frequentes - utilização da eletricidade

CONTACTO COM A ÁGUA
Não toque em aparelhos elétricos quando está na banheira, no duche ou ao pé do lavatório, pois há perigo de eletrização e morte por eletrocussão. Basta ter as mãos ou os pés molhados para que isso possa acontecer.


LIMPEZA DE ELETRODOMÉSTICOS
Antes de limpar os aparelhos, como ferros elétricos, frigoríficos, misturadoras, etc., desligue-os sempre da tomada. Nunca os mergulhe em água nem lave debaixo da torneira. Os acessórios (lâminas, varetas) devem ser lavados separadamente.


CUIDADOS NO EXTERIOR

1) Quando utilizar um objeto metálico de grandes dimensões (escadas, canas de pesca, mastros), verifique que não toca nas linhas aéreas.
2) Se trovejar, não se proteja debaixo de uma árvore nem perto de um curso de água.
3) Não fixe cordas da roupa nem vedações a postes ou colunas elétricas.
4) Se encontrar um poste elétrico caído no chão, não lhe toque nem se aproxime; ligue imediatamente para a linha de avarias elétricas 800 506 506 (chamada grátis 24h).
5) Antes de utilizar um aparelho elétrico no exterior, assegure-se que o solo não está molhado e que o aparelho possui duplo isolamento II ou ficha com ligação à terra.

ESPECIAL CRIANÇAS

1) Para evitar que introduzam os dedos nas tomadas, instale tomadas com alvéolos protegidos ou aplique protetores próprios.
2) Sempre que se afastar das crianças, desligue os aparelhos que produzem calor, como o ferro de engomar e as placas elétricas.
3) Prefira brinquedos elétricos seguros que, em regra, são equipados com um transformador que reduz a tensão a um valor inofensivo.


CUIDADOS NA REPARAÇÃO

1) Não tente reparar equipamentos elétricos ou problemas na instalação elétrica. Contacte um técnico especializado.
2) Se faltar energia, atue como se as suas instalações estivessem permanentemente em tensão pois o fornecimento pode ser restabelecido a qualquer instante.

Pode reduzir a sua fatura de eletricidade, sem abdicar do conforto proporcionado por esta forma de energia, sem grande dificuldade.

Basta seguir algumas práticas de utilização racional dos seus equipamentos elétricos, tirando o máximo partido quer das suas funcionalidades e rentabilidade, quer das constantes inovações tecnológicas que vão surgindo no mercado.

APOSTE NA TECNOLOGIA
Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta de eficiência energética e opte pelo de maior eficiência. Um electrodoméstico de classe A ou superior pode ser mais caro mas a poupança na factura da electricidade ao longo dos anos torna-o um investimento seguro. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram até 10 vezes mais.

REDUZA AS PERDAS DE ENERGIA
Sempre que ligar aparelhos de climatização, mantenha as portas e janelas fechadas. Evite abrir a porta do frigorífico desnecessariamente e, quando o fizer, seja o mais rápido possível.

CRIE ROTINAS E HÁBITOS DE POUPANÇA
Evite manter ligados aparelhos que não está a utilizar. Se está a ver televisão na sala, desligue o rádio ligado no quarto. Ensine os seus filhos que é impossível jogar computador, ver TV e tocar guitarra eléctrica ao mesmo tempo. Sempre que possível, utilize as máquinas de lavar com a carga máxima e em programas de baixa temperatura. Retire os carregadores de bateria da ficha imediatamente após o seu aparelho estar carregado

DESLIGUE OS APARELHOS
Antes de sair de casa, desligue todos os aparelhos de que não necessita, como a televisão, a aparelhagem ou as lâmpadas. Procure desligar os equipamentos no botão e não apenas no comando pois, em modo stand-by, os aparelhos continuam a consumir energia. Utilize multitomadas para ligar e desligar vários equipamentos associados como por exemplo a televisão, o leitor de DVD e a aparelhagem.


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.